Voltando no tempo: Fabio Cascino, em seu livro sobre Educação Ambiental relembra o maio de 68, em Paris - as chamadas "barricadas do desejo". "Pour une planète plus bleu era o slogan, a palavra de ordem, a frase-chave do movimento. Os estudantes de Paris clamavam pelo novo: "QUEREMOS UM PLANETA MAIS AZUL". Paris 68, o maio revolucionário, indicava para o mundo que existia algo de novo no ar, que alguma coisa diferente estava nascendo no pensamento humano. Olgária Matos no livro As barricadas do desejo afirma: "O maio de 68 significou entre outros uma crítica radical à fusão do indivíduo na totalidade, quer seja entendida como partido ou Estado".
Fábio vai mais longe e justifica: "Naqueles movimentos podemos identificar uma aspiração: é preciso resgatar o indivíduo e tirar o indivíduo da massa, da totalidade, do conjunto descaracterizado. É preciso repensar partido, indivíduo, participação política, Estado, etc."
Na minha opinião, o ambientalismo teve início na década de 60. Considerado como um movimento importante que trouxe mudanças e responsabilidades para o ser humano ( o homem) q. passou a defender a natureza interagindo com ela. Agora ele estava dentro do contexto e não fora dele. Essa mudança já vinha acontecendo tanto que em 1962 foi lançado o livro de autoria de Rachel Carson - o clássico Silent Spring, pois naquela época os problemas com pesticidas, inseticidas e outros acusavam perda de qualidade de vida... Seguiu-se outros Eventos, descobertas e hoje ainda estamos às voltas com quase os mesmos problemas (ou mais) e o homem não tomou a responsabilidade para si, ou melhor de repensar antes de consumir, detre outras práticas abusivas.
Ainda existem pessoas que imaginam ser MEIO AMBIENTE somente lugares com árvores e plantas, pensam somente o "verde". O meio ambiente não é somente o meio natural, mas também o ambiente artificial (criado pelo homem). Na nossa cidade ou município o meio ambiente é um todo (natureza/homem). O cuidado com os atrativos culturais e naturais testificam um turismo com responsabilidade que depende da preservação urbana e rural.
As conceituações para as diversas segmentações turísticas (ecoturismo, aventura, pesca, rural...) são práticas, estudos e planejamentos diferentes que oferecem melhor gerenciamento aos impactos ambientais. A natureza degradada não se recompõe rapidamente e o uso desordenado do meio ambiente influencia sim na atividade turística.
ass. Jainatur
Consulta:
Fabio Cascino.2.ed-São Paulo:Editôra SENAC São Paulo,2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário