sábado, 13 de março de 2010

FIQUE SABENDO

Foi inaugurado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG), no dia 5 de março/2010, UM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE de 3 mil metros quadrados e que passa a ser considerado como atração da capital mineira que além de ser o maior do Brasil é o primeiro a retratar exclusivamente a ictiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente/da bacia do rio São Francisco).
O Aquário São Franciso tem um tanque com capacidade para 450 mil litros de água e representa um "braço" do rio. A cenografia representa tanto a margem quanto o fundo do rio. O espaço também possui um auditório, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e uma loja.
Os visitantes poderão conhecer 1.200 peixes de 40 espécies distribuídos em 22 recintos com 1 milhão de litros de água. Entre as espécies do rio São Francisco que podem ser conhecidas no local está os surubins, dourados, curimatãs, matrinchãs, pirambeba, piau-três-pintas, mandi prata, cascudo, piaba rapadura, a piaba-do-rabo-vermelho e a piaba-do-rabo-amarelo.
O biólogo responsável se chama Thiago da Motta Carvalho e o mesmo, através de estudos, distribuiu os elementos de composição dos tanques conforme a necessidade de cada espécie, portanto, em alguns há plantas e em outros não. Conforme a biologia dos peixes, alguns comem plantas, outros precisam de maior luminosidade ou de profundidade.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o serviço de educação ambiental da Fundação Zoo-Botânica irá organizar estratégias educativas para os visitantes que serão conscientizados da importância da preservação de uma das principais bacias hidrográficas brasileiras.

Nenhum comentário: