quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ATRATIVOS TURÍSTICOS
O Brasil, pela sua grande extensão territorial, tem muitos e variados atrativos turísticos que se dividem em naturais e culturais.
Os atrativos naturais – qualquer elemento da natureza – animais raros, praias, rios, chapadas, florestas – que possa atrair pessoas. O Brasil possui uma variedade enorme de paisagens, que atraem gente com todos os gostos e motivações, desde descansar na praia até escalar uma montanha.
Os atrativos culturais – tudo aquilo que é produzido por um povo ao longo de sua história. A variedade cultural é uma característica forte do Brasil e atrai pessoas em busca das manifestações típicas de cada região. Podemos identificar alguns tipos de atrativos culturais: patrimônio histórico, culinária local e regional, artesanato, música, festas religiosas, manifestações folclóricas, eventos culturais e científicos etc.
Vou explicar de outro modo atrativo/vocação que encontramos no Brasil: No Norte a maior atração fica por conta da natureza: a Floresta Amazônica, como a maior floresta equatorial do mundo, atrai gente de dentro e fora do País. Mas a cultura da região, com forte influência indígena também encanta. Pratos típicos como o Pato no Tucupi e festas populares são grandes atrativos turísticos.
A força turística da região Centro-Oeste está principalmente no ecoturismo, pois o Pantanal Mato-grossense é um santuário de espécies raras de animais que atrai turistas do mundo inteiro.
No Nordeste, as manifestações culturais têm bastante destaque, apresentando traços das culturas indígenas, européias e africanas. Festas populares, especialmente durante o carnaval, é um grande atrativo. Mas, talvez, o maior potencial turístico da região esteja em suas praias paradisíacas, muito já exploradas pelo turismo, com grande infra-estrutura.
O Sudeste é o centro brasileiro dos grandes negócios nacionais e internacionais, tendo forte potencial para o turismo de eventos. O destaque cultural fica por conta do carnaval no Rio de Janeiro. Mas a região também apresenta paisagens atraentes com montanhas, cachoeiras e cidades de colonização estrangeira, que atraem muitos turistas regionais. Ainda tem, é claro, um foco turístico nas cidades históricas de Minas.
Na região Sul, a predominância dos imigrantes, através da organização das colônias estrangeiras (alemães, suíços, poloneses, etc.), tornou-se foco de atração cultural. O turismo de eventos se destaca com a Ocktoberfest (Santa Catarina); a Festa da Uva (RS) e competições esportivas, como campeonatos de surf e tênis. As belezas das serras gaúchas e das praias catarinenses também são fortes atrativos.
Como você observou, as possibilidades do turismo no Brasil são enormes. Quantos atrativos poderiam ser explorados com sucesso na sua cidade ou região? Já pensou em tudo o que a gente perde por não explorar essa riqueza em potencial?
Se na sua cidade o turismo já é uma realidade, ótimo, você tem mais um motivo para agir. Aproveite as condições favoráveis e mãos à obra, porque há sempre muito a ser criado, explorado e melhorado. E é nisso que devemos nos concentrar.
O turismo se faz de grandes e pequenas iniciativas e oportunidades. Ao explorar um recurso natural ou cultural você deve pensar no potencial turístico que a sua iniciativa pode ter. Muitas vezes, não percebemos esta dimensão, mas o turismo vive do que é bom, do que é novo, do que é tradicional, de tudo o que, por algum motivo, desperta a atenção das pessoas.
Os atrativos só se tornam realidades turísticas depois de localizados e corretamente exploradas. Veja alguns casos:
• Rendeiras nordestinas produziam roupas rendadas para o próprio uso. Hoje, roupas rendadas nordestina é atração turística em todo o mundo.
• As cataratas do Rio Iguaçu deslumbravam e desafiavam viajantes. Hoje, há um complexo turístico implantado na região.
• Os produtores de leite e a prefeitura de Nova Friburgo (RJ) montaram uma queijaria-escola para manter a tradição dos mestres europeus que colonizaram a cidade. A qualidade dos produtos e a boa reputação da escola passaram a atrair muita gente interessada em ver o processo de fabricação e consumir os produtos. Hoje, a queijaria virou parada obrigatória em qualquer excursão turística pela região.
Não há menor dúvida de que o Brasil é o nosso capital turístico. Aproveite! Se você presta serviços, observe as oportunidades que surgem com o aumento de consumidores circulando (os turistas). Se você é ou pretende ser um empresário, não perca de vista o potencial turístico do seu empreendimento, se você tem um emprego e, de alguma forma, lida com turismo, procure sempre se valorizar na profissão e descubra maneiras de ajudar a sua empresa a crescer e a sua cidade ou região a ter um turismo ainda mais forte.
Pra fechar com chave de ouro, apresento a você a palavra viabilidade, portanto, não esqueça de que é preciso sempre estudar bem as condições para colocar seu projeto em prática, relacionando atrativos turísticos, financiamento e planejamento. Seu projeto turístico é viável? Então, vá em frente. E boa sorte!

ass. JAINATUR


Nenhum comentário: