quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE DIREITO AMBIENTAL E A QUESTÃO DA AMAZÔNIA - 2

Como declarei anteriormente, esta Conferência foi da melhor qualidade. Gostei de todos os Painelistas e Debatedores. Tivemos a oportunidade de acompanhar diversas interpretações referente a situação ambiental na Amazônia.
A senadora e ex-Ministra do Meio Ambiente sempre pautada na luta dos movimentos sociais por um País democrático, socialmente justo, ambientalmente sustentável e soberano diante das demais nações do mundo. Cientistas do INPA, frente ao desafio que a humanidade enfrenta devido as mudanças globais do clima, nos alertaram diante de quadros estatísticos, os problemas encontrados na Amazônia que com certeza irá atravessar gerações, no entanto, devemos trabalhar em conjunto para a redução nas emissões de gases de efeito estufa, na quantidade de aerossóis e pelo uso e mudança no uso da terra.
O Brasil e a Amazônia estão sofrendo com a mudança de clima. O Planeta como um todo está cada vez mais se aquecendo em resposta às emissões antrópicas já acumuladas de gases de efeito estufa que vem crescendo desde a Era Industrial.
Na III Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília foi provado que existe relação entre desenvolvimento sustentável e mudança do clima. De um lado, a mudança do clima influencia importantes condições naturais e humanas e, portanto, também a base para o desenvolvimento social e eonômico. Por outro lado, as prioridades da sociedade para um desenvolvimento sustentável influenciam as emissões de gases de efeito estufa causadores da mudança do clima e as vulnerabilidades; daí a necessidade de melhores estratégias e que sejam mais efetivas para conter esta insustentabilidade.
A Dra. Luciana Montenegro Valente - Mestre em Direito Ambiental foi magnífica, como sempre. Graças a ela aprendi o suficiente para dar continuidade nos meus estudos sobre Meio Ambiente. Hoje, estou fazendo a Pós-Graduação em Perícia e Auditoria Ambiental na FAMETRO, consigo entender e debater as palestras com mais responsabilidade.
Quanto ao Dr. Adalberto Carim - Juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias da Comarca de Manaus foi de encontro com os nossos anseios. Vários colegas ficaram de pegar a revistinha ambiental que com certeza tem ajudado na mudança de comportamento de várias Comunidades. Parabéns pela atuação em defesa de um meio ambiente com melhor qualidade de vida e mais acolhedor.
Depois de várias apresentações, todas com potencialidade e de importância para os que se fizeram presente, recebemos o Professor e Doutor Azis Nacib Ab´Saber, grande geógrafo e conhecedor da realidade da Amazônia, emocionou a platéia com ssua demonstração de experiência e amor pela natureza. Com certeza, conforme suas palavras, para falar da Amazônia é preciso conhecê-la, vivenciá-la e então analisá-la como merece.
Gostaria que os participantes (painelistas) que residem em Manaus marcassem data, local e hora para futuros debates com todos os interessados, principalmente os Universitários e demais interessados.

Nenhum comentário: