Manaus, a capital do maior Estado do Brasil. Com certeza uma das maiores cidades brasileira em termos populacionais e recebeu o título (pela Revista Exame) como melhor cidade do norte brasileiro para fazer negócios. Foi considerada "A Paris dos Trópicos" no auge do ciclo da borracha. Reconhecida como uma das primeiras cidades a possuir energia elétrica e bonde no Brasil no século XIX. Abriga o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, a Zona Franca com um complexo de indústrias, grandes lojas e a mais notável e importante Secretaria Estadual de Cultura - SEC/AM do norte do país. Por tudo isso e muito mais, ainda irá recepcionar em 2014 jogadores da Copa, visitantes nacionais e internacionais que irão beneficiarem-se do aconchego de nossa gente e da total infra-estrutura urbana e turística. Manaus uma das 12 subsedes da Copa do Mundo, a 20ª edição na qual o governo do Amazonas apostou na ecologia, na sua política ambiental e VENCEU.
Estamos prontos? Claro que não. Pelo que lemos e ouvimos na mídia falada e escrita estamos no início dos trabalhos, no ordenamento das tarefas que foram detalhadas no mega-projeto e que encantou os dirigentes da FIFA.
Devemos considerar o que? O Ministério de Turismo como o órgão mais importante, criador de projetos de desenvolvimento turístico, quem regula e fiscaliza a atuação do Plano Nacional de Turismo e que por ora este plano vigente compreende de 2007 a 2010.
O governo do Amazonasa, como o responsável pelo projeto entregue à FIFA e que precisa de ação conjunta, iniciativa e apoio da sociedade, dos empresários, do Trade turístico, das Organizações Sociais,enfim, todos podem e devem colaborar na transformação que irá acontecer na cidade de Manaus e que irá beneficiar a população principalmente na geração de emprego e renda, inclusão social e melhor qualidade de vida.
No nível municipal, a MANAUSCULT tem um papel preponderante no ordenamento turístico e cultural da cidade. Cabe ainda ao Poder Público Municipal a incumbência de criar instrumentos de proteção e defesa dos bens de notável importância para a memória da cidade e dar apoio à política de proteção aos bens naturais e de valor cultural, principalmente paisagens, parques, praias, acervos arqueológicos, conjuntos urbanos e arquitetônicos e ainda bens imóveis.
Em nível de Estado, a Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas - AMAZONASTUR apresentou seu plano de marketing promovendo a "Marca Amazonas" para o Mundo em um site da melhor qualidade, bem trabalhado e direcionado aos visitantes e interessados da área turística. A infra-estrutura que Manaus oferece não deixa nada a desejar comparado com outros Estados brasileiros. Não somente para a Copa de 2014 esta portentosa Empresa se debruçou, através de seus técnicos competentes, para planejar novos produtos e aperfeiçoar os já existentes. Entre 2009 à 2014 o trabalho continua envolvendo o Trade turístico, Gestores de Políticas de turismo, técnicos de Organizações do Terceiro Setor e Entidades Representativas, Estudantes de Instituições públicas ou privadas, enfim, uma verdadeira ação integrada para dar o melhor aos turistas que visitam Manaus/Amazonas.
Quanto aos profissionais? Empregados em agências, hotéis, restaurantes, transportes e todos os prestadores de serviços ligados direta ou indiretamente ao turismo são considerados peças fundamentais nas atividades turísticas e devem tomar iniciativas, criar estratégias, fazer cobranças, participar de reunições coletoras de idéias, se responsabilizar e aplaudir as mudanças (para melhor) ocorridas na cidade de Manaus.
O empresariado de turismo são também da maior importância no assessoramento do sistema turístico. Eles são os responsáveis por novos investimentos frente ao crescimento da área, pelos novos empregos formais do turismo e devem ainda se preocupar em oferecer serviços de qualidade (hotéis, pensões, pousadas, quiosques, shoppings, eventos culturais, agências de viagem, companhias aéreas e rodoviárias, cooperativa de taxi, artesanato, restaurantes e outras empresas particulares, enfim, todos que poderão ingressar em negócios da referida área que mais cresce no mundo).
Profissionais que podem (e devem) estar direta ou indiretamente envolvidos na viagem de um turista e que "poderão" participar do planejamento estratégico para a Copa/2014:
Turismólogos e demais profissionais de turismo; servidores do Estado e da Prefeitura; profissionais de infra-estrutura urbana; atendentes; funcionários das empresas rodoviárias; faxineiros; motoristas; redatores; desenhistas e todo pessoal de criação, impressão e distribuição de folhetos promocionais; jornalistas (publicações especializadas); funcionários das agências de viagens; funcionários do transporte da cidade ou autônomos; pessoal empregado em hotelaria; policiais civis; guias turísticos; guardas de trânsito; artesãos locais; garçons; cozinheiros; prestadores de outros serviços (locação de bicicletas, barcos, motos e vendedores ambulantes, engraxates, etc.); atendentes de museus; lojas; feiras; funcionários de bancos; postos de saúde; pessoal da limpeza urbana; profissionais de eventos; organizadores; montadores; dentre outros.
Como você pode se beneficiar deste mega-evento (Turismo Esportivo) faltando ainda quatro anos para se solidifiar e no quinto ano fazer jus ao seu projeto de intenção? Conforme Manual de Turismo da EMBRATUR as idéias são excelentes e ao mesmo tempo adverte sobre as dificuldades iniciais em qualquer negócio:
- Oferecer seus serviços a uma Empresa de turismo;
- Se tiver um van (por exemplo), pode procurar uma parceria com um hotel e oferecer passeios turísticos;
- Fornecer alimentos para um hotel;
- Vender móveis (de preferência ecológico) para restaurante ou outra empresa;
- Produzir folhetos para uma agência de turismo e mais uma infinidade de outras atividades;
- Oferecer seus serviços diretamente para o turista (quem sabe de tradutora?);
- Implantar algum tipo de comério ou mesmo uma microempresa de transportes guiados.
São muitas as oportunidades de trabalho como autônomo. Desde agora, podemos e devemos iniciar o planejamento do produto que queremos oferecer no mercado, de preferência, bem antes de 2014. Nada de deixar para última hora!..
Observação: Pense e planeje com muita responsabilidade. Lembre-se que a ÉTICA acompanha as ações do Turismo.
Fonte de Pesquisa: Manual de Turismo da EMBRATUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário