Em 24 de janeiro de 2010
Matéria de Emerson Quaresma (na íntegra)
Manaus é uma cidade que não se conhece e, para piorar, há situações em que há casas com até três endereços diferentes, e que, por isso, precisa unificar sua base cartográfica. Para tentar resolver esse problema, o diretor de planejamento do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Cordeiro, coordena um trabalho junto a outras secretarias do Município e aos Correios para identificar quantas comunidades há na cidade. O Implurb quer saber quantas existem por bairros e ainda procura definir o nome de ruas e avenidas que hoje têm até três nomes.
Pedro Paulo disse que a meta do Implurb é que até o segundo semestre de 2010 todos os endereços residenciais e comerciais sejam um só para a prefeitura, concessionárias, Correios, entre outros. Esse trabalho começou, segundo ele, na semana passada quando sete novos bairros foram oficializados em Manaus. Antes, eles tinham apenas status de comunidade, localizados nas zonas Norte e Leste. São eles: Nova Cidade, Cidade de Deus, Novo Aleixo, Gilberto Mestrinho, Lagoa Azul, Tarumã-Açu e Distrito Industrial II. Com isso, o município passou a ter 63 bairros.
"A oficialização desses bairros é apenas a primeira etapa de um processo de reorganização da cidade. Agora estamos trabalhando os nomes dos logradouros. Tem via em Manaus que tem de três a quatro nomes. Precisamos trabalhar com uma base cartográfica", frisou o diretor.
Para exemplificar essa desorganização de Manaus, Pedro Paulo disse que a própria prefeitura trabalha com mapa 2002, que tem imagem de satélite de 2007. Outro exemplo encontrado se vê quando a Secretara Municipal de Finanças e Controle Interno emite o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com endereços de outro mapa.
"Aí se percebe o quanto o nosso mapa está defasado, por conta, principalmente, dos logradouros. Hoje, em Manaus, é difícil se localizar. Os Correios usam um nome, a PMM outro, e as concessionárias de energia, telefonia e água, outros", observou diretor de planejamento do Implurb.
Depois da definição das vias, será feito o trabalho de mudança da numeração das casas. Essa nova organização dará às ruas e avenidas um começo e um fim para facilitar a entrega de correspondências, entre outros. "Será um trabalho muito grande com as famílas. Mas, só assim, poderemos saber que equipamentos o bairro tem e o que poderá ser melhorado", disse.
NOVOS BAIRROS:
Da Cidade Nova nasceu o Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Cidade.
O Gilberto Mestrinho foi separa do São José Operário.
No Distrito Industrial foi oficializado o Distrito 2.
Do Tarumã nasceu o Tarumã-Açu.
O único bairro realmente novo é o Lagoa Azul, porque o Implurb precisou deslocar o perímetro urbano da cidade.
CRITÉRIOS:
Os critérios para ser bairro são: a infraestrutura, o número de equipamentos comuntários como praças, áreas livres, posto de saúde, o histórico de fundação e seus limites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário