segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

OS CAMPEÕES DA QUEIMADA NO AMAZONAS

JORNAL A CRÍTICA
11/12/2009
Reportagem de Elaíze Farias

Presidente Figueiredo e Iranduba foram os municípios da região metropolitana de Manaus e entorno que mais desmataram ilegalmente área verde, conforme constatou fiscalização feita pelo Batalhão Ambiental e pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas Ipaam) entre os dias 2 e 9 deste mês.
De acordo com a secretária estadual do meio ambiente, Nádia Ferreira, a maioria das queimadas foi feita para especulação imobiliária, que nada mais é do que grilagem de terra.
Presidente Figueiredo é disparado o campeão de desmatamento neste período. Foram realizadas queimadas para área de expansão em 124 hectares. Iranduba desmatou 12 hectares e Itacoatiara, 11,5. Essa extensão pode ser maior, pois embora a operação do Ipaam e do Batalhão Ambiental tenha começado no início desse mês, as queimadas já vêm ocorrendo há mais tempo, segundo a SDS.
Embora não esteja entre os que mais desmataram, pelo menos neste período, Novo Airão também vem registrando altos índices de expansão de área para loteamento.
"Em Presidente Figueiredo a nossa preocupação também é com as queimadas que danificam as nascentes, em uma cidade que vive do turismo", comentou a secretária. Segundo ela, entre os Km 25 e 43, grande parte da área, até então verde, vem sendo loteada.
Já em municípios como Autazes, Careiro da Várzea e Careiro do Castanho, as queimadas são realizadas para ampliação ou renovação de área de pasto para pecuária. A mesma situação foi identificada em Manaquiri, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Neste final de semana, o Plano Emergencial de Combate às Queimadas realiza novas operações, desta vez, em Maués e Caapiranga.
De acordo com Nádia Ferreira, o Ipaam não tem competência para prender, mas para identificar o ilícito. Esta ação pode ser feita pelo Batalhão Ambiental. Contudo, não há registro de nenhuma detenção por este motivo nos municípios da região metropolitana. A reportagem tentou falar com o comandante do Batalhão Ambiental, George Chaves, mas ele não atendeu às ligações feitas ao seu celular.
FALTA MAIS ESTRUTURA
Representantes de Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos 12 municípios psssarão hoje por treinamento sobre fiscalização ambiental. O combate às queimadas nos municípios do entorno de Manaus precisa prosseguir em 2010, com a estruturação das secretarias municipais de meio ambiente e criação de conselhos municipais de meio ambiente. De acordo com dados da SDS, no Amazonas, 48 municípios estão em situação considerada "crítica" em matéria de estrutura na área de meio ambiente. Oito são considerados regulares, três estão no nível bom e apenas três são considerados desejáveis, dentro da categoria do Ministério do Meio Ambiente: Coari, Presidente Figueiredo e Manaus.

Nenhum comentário: